A indústria automotiva argentina se mantém em crescimento significativo se comparado com desempenho apresentado em 2021. Conforme dados da Adefa, associação dos fabricantes, no mês passado a produção de veículo evoluiu 32,8% ao montar 46,4 mil unidades ante 34,9 mil registradas há um ano. No confronto com abril, quando produziu 43,8 mil, a alta foi de 5,9%.

No acumulado até maio, a produção somou 195,3 mil automóveis e utilitários, volume 27,2% superior ao anotado no mesmo período do ano passados. A associação, no entanto, pondera que ainda persistem os desafios do contexto internacional, em especial no que diz respeito ao fornecimento de componentes eletrônicos. Caso as dificuldades se estendam, a entidade não descarta surgimento de mais limitações para o atual processo de crescimento.

Os números mostram que as exportações promoveram uma contribuição importante no desempenho. Embora os embarques de maio tenham registrado queda de 2,4% sobre abril, a indústria argentina vendeu para os mercados externos 26,7 mil unidades no mês passado, alta de 34,4% sobre as 19,9 mil remessas de um ano atrás.

Ao somar o volume parcial, de janeiro a maio as exportações acumularam 108,1 mil veículos, expansão de 27% sobre as 85,1 mil unidades embarcadas no mesmo período de 2021.

Por fim, as vendas para as concessionárias tiveram aumento de 20,4% em maio, para 33,7 mil automóveis e comerciais ante 28 mil faturamentos apurados há um ano. Nos cinco primeiros meses, as entregas na rede chegaram a 143,9 mil unidades, volume que indica estabilidade em relação às 144 mil negociadas um ano antes.

LEIA MAIS

Produção de veículos na Argentina perde fôlego em abril

Volkswagen investe US$ 250 milhões na Argentina


Foto: Volkswagen/Divulgação

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!