Com foco na estratégia global Way To Zero, que visa neutralizar as emissões de carbono até 2050, a Volkswagen investe em nova parceria no Brasil, desta vez com a Unesp, em projeto que visa desenvolver material com adição de fibras naturais, ao invés de cargas minerais, nas peças em matrizes termoplásticas para o acabamento interno dos veículos da marca.

O programa de cooperação para pesquisas, experimentos e transferência dessa tecnologia, a ser desenvolvido por meio do Departamento de Bioprocessos e Biotecnologia da Faculdade de Ciências Agronômicas, Câmpus de Botucatu, foi assinado pelo presidente da montadora na América Latina, Pablo Di Si, e o reitor da Unesp, Pasqual Barretti.

Os professores Alcides Lopes Leão e Ivana Cesarino, docentes da Unesp, vão coordenar o projeto – denominado “Injeção de Peças Termoplásticas Reforçadas com Fibras Naturais” -, que tem duração de 18 meses. Na prática, a Volkswagen poderá, ao final desse período, utilizar peças mais leves e sustentáveis com alto índice de reciclabilidade em seu final de vida.

LEIA MAIS

VW passa GM na primeira quinzena de agosto

Pablo Di Si é escalado para liderar as operações da VW na América do Norte

“A substituição dos componentes mineral para natural permitirá reduzir cerca de 80% das emissões de carbono no processo produtivo. Além disso, o peso das peças plásticas do veículo diminuirá cerca de 10%, o que significa também redução na quantidade de CO2 emitido na atmosfera”, comentou Pablo Di Si durante a assinatura do acordo de parceria.

Barretti, por sua vez, detsaca a importância de a expertise de pesquisadores da Unesp ser utilizada em colaborações público-privadas “que estão no âmbito da inovação e gravitam em torno de pesquisas de ponta desenvolvidas por nossos docentes”.


Foto: Divulgação/VW

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!