O presidente da Volkswagen do Brasil, Ciro Possobom, vê como positiva a decisão das marcas chinesas GWM e BYD de investirem em produção no País. “Certamente vai ajudar no desenvolvimento de uma cadeia local de fornecedores de autopeças para veículos elétricos”.

Possobom comentou sobre o assunto após coletiva realizada na segunda-feira, 3, em São Paulo, que teve participação do CEO global da marca, Thomas Schäfer, e do presidente para a América do Sul, Alexander Seitz. Na ocasião, os jornalistas insistiram na questão dos elétricos e no debate sobre como o Brasil se situa nesse contexto.

O CEO mundial deixou claro que não vislumbra outro futuro senão o do carro a bateria, mas admitiu que soluções transitórias, como o híbrido brasileiro, podem ser adotadas como parte do processo de eletrificação.

Nesse contexto, Possobom avalia que a importação de elétricos pelas marcas aqui instaladas é um caminho para disseminar o produto no mercado brasileiro a fim de, futuramente, se pensar em produção.

LEIA MAIS

BYD investe R$ 3 bilhões para produção de veículos na Bahia

Aos 70 anos, VW anuncia a venda da Kombi elétrica no País

CEO global da marca VW debate futuro ciclo de investimento no Brasil

A Volkswagen já tinha anunciada a venda do ID.4 no Brasil e na mesma segunda-feira, 3, em que promoveu festa no Ginásio do Ibirapuera para comemorar os 70 anos de operações locais da marca, anunciou a importação do ID Buss, a versão eletrificada da Kombi.

“É um planejamento de médio e longo prazos. Primeiro trazemos produtos de fora para depois evoluir no projeto de fabricação e a consequente evolução de uma cadeia de fornecimento local”, comentou o presidente da VW Brasil, lembrando que nesse contexto todo é preciso criar um cronograma com relação à cobrança de imposto de importação de elétricos, que hoje é zerado.


Foto: Divulgação/VW

Alzira Rodrigues
ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!