A Stellantis e a Orano assinaram memorando de entendimento para constituir um joint venture dedicada à reciclagem de baterias de veículos elétricos e resíduos das gigafábricas da Europa e América do Norte. A iniciativa, entende a fabricante, garantirá acesso adicional a cobalto, níquel e lítio, além apoiar meta de neutralidade em carbono até 2038, na qual a economia circular representa um dos eixos.

Por meio das tecnologias e processos de baixo carbono da Orano, o acordo prevê recuperação de materiais das baterias de íons de lítio, bem como a produção de novos. De acordo com Stellantis, o inovador processo da Orano, baseado em pré-tratamento e hidrometalurgia, é capaz de alcançar taxas de recuperação de mais de 90%.

LEIA MAIS

→Stellantis amplia aporte em mineradora de cobre na Argentina

→Stellantis investe US$ 100 milhões em produção lítio

→Stellantis e Samsung SDI anunciam uma segunda fábrica de baterias

“Os objetivos de desenvolvimento sustentável das Nações Unidas confirmaram a necessidade de encontrar soluções como esta da Orano para enfrentar o desafio da escassez de recursos naturais e da sustentabilidade”, resumiu em nota Alison Jones, vice-presidente sênior da unidade de negócios de Economia Circular. “Orientada pelo nosso plano estratégico Dare Forward 2030, a Stellantis está comprometida com a mudança do seu modelo de produção e de consumo para satisfazer seu compromisso com a economia circular.”

Como parte do plano estratégico Dare Forward 2030 da Stellantis, o negócio de economia circular busca aumentar as receitas da reciclagem em dez vezes e alcançar mais de € 2 bilhões em receitas.

A joint venture está sujeita a acordo sobre documentação definitiva.


Foto: Stellantis/Divulgação

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!