Os emplacamentos de motocicletas em novembro registraram uma queda de 5,2% em relação a outubro, com 130,4 mil unidades vendidas. Na comparação com o mesmo mês do ano passado, no entanto, quando as vendas somaram 123,2 mil unidades, a alta foi 5,9%.

Apesar da variação negativa mensal, a Fenabrave avalia como um resultado pontual em meio a um mercado que se mantém aquecido. De acordo com o Andreta Jr., presidente da federação, o desempenho poderia ter se mostrado melhor, não fosse a seca na região Norte do País, que prejudicou a logística de transporte na Zona Franca de Manaus. “Também a restrição ao crédito se mantém no segmento para financiamento de motos até 250 cilindradas.”

LEIA MAIS

→Seca na Região Norte já afeta fábricas de motocicletas

→Produção de motocicletas registra leve recuo mensal de 1,6%

O dirigente, no entanto, aposta em um encerramento de ano muito para o segmento, com possibilidade de ultrapassar 1,6 milhão de motos vendidas, barreira que não superada desde 2013, “quando o mercado automotivo como um todo vivia um momento bem diferente do atual.”

Só o fim do ano dirá. Mas no acumulado até novembro, os licenciamentos de motos alcançaram mais de 1,44 milhão de unidades, volume 17,8% superior ao registrado no mesmo período do ano passado, de 1,23 milhão.


Foto: Honda/Divulgação

Décio Costa
ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!