A Stellantis Pro One, negócio da companhia dedicada a veículos comerciais, ampliará a prateleira de ofertas de modelos de emissão zero com a produção em escala industrial de vans movidas a célula de combustível.

A programação da produção começa na Europa nas unidades de Hordain, na França, responsável pela manufatura de vans de grande porte, e Gliwice, na Polônia, a cargo dos modelos de médio porte.

As versões dos modelos a hidrogênio são baseadas no portfólio dos veículos comerciais movidos a bateria. O argumento mais atrativo para convencer o transportador a optar pela tecnologia está na vantagem de menor tempo de reabastecimento, sem prejudicar a capacidade de carga útil.

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De acordo com os dados da Stellantis, as vans de médio a hidrogênio oferecem autonomia de 400 km e menos de 4 de minutos para o reabastecimento. Por sua vez, os modelos maiores permitem alcance de 500 km e em torno de 5 minutos na estação de hidrogênio.

O portfólio movido a célula de combustível terá oito versões: os Citroën ë-Jumpy e ë- Jumper, Fiat Professional e-Scudo e e-Ducato, Opel Vivaro e Movano, além dos Peugeot e-Expert e e-Boxer.

Vale lembra que no ano passado, a Stellantis se tornou acionista igualitária de um terço da Symbio, uma empresa em tecnologia de hidrogênio com operações na Europa e nos Estados Unidos.


Fotos: Stellantis/Divulgação

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