A Stellantis anunciou nesta segunda-feira, 18, aumento dos seus investimentos em ações da Archer Aviation, empresa que promete lançar aeronaves elétricas de pouso e decolagem verticais (eVTOL) a partir de 2025.

A compra recente de 8,3 milhões de ações da companhia de aviação ocorre após visita do CEO, Carlos Tavares, à sede e às instalações de produção da Archer em Santa Clara, Califórnia.

LEIA MAIS

Só no Brasil, Stellantis investirá R$ 30 bilhões de 2025 a 2030

A parceria das duas empresas foi iniciada em 2020 e em janeiro de 2023 foi revelado contrato para a fabricação exclusiva da aeronave Midnight para atender a Stelllantis.

A construção da primeira fase da fábrica de larga escala da Archer na Geórgia deverá ser concluída ainda este ano. O projeto envolve inicialmente cerca de 32 mil m² construídos em um local de 40 hectares, que suportará a produção de até 650 aeronaves anualmente, uma das maiores capacidade em volume na indústria aeronáutica.

Projetada para ser segura, sustentável e silenciosa, a aeronave Midnight pode transportar quatro passageiros e um piloto. “A Archer se estabeleceu como líder de mercado na eletrificação da aviação e acreditamos que juntos podemos inaugurar a próxima revolução nos transportes”, disse o CEO da Stellantis, Carlos Tavares.

Segundo o executivo, o aumento dos investimentos na empresa sinaliza a  confiança no progresso da parceria iniciada há um ano. Adam Goldstein, fundador e CEO da Archer, promete mudar a forma como o mundo se move no céu:

“Archer e Stellantis estão trabalhando lado a lado para concretizar uma oportunidade única em uma geração de redefinir o transporte urbano e agregar um valor enorme às cidades do mundo e aos nossos acionistas”.

A Stelantis é investidora da Archer desde 2021. Durante esse período, a Archer aproveitou a experiência profunda em manufatura, cadeia de suprimentos e design da Stellantis em conjunto com os esforços da Archer para elaborar, desenvolver e comercializar sua aeronave eVTOL.


Foto: Divulgação/Stellantis

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!