Oinício da produção de eDCT, transmissões eletrificadas de dupla embreagem, no complexo de Mirafiori, na Itália, nesta quarta-feira, 10, foi comemorado em evento que contou com a participação dos principais executivos da empresa, incluindo o CEO Carlos Tavares.

O executivo aproveitou a ocasião para anunciar um investimento adicional de € 100 milhões para aumentar o potencial do modelo 100% elétrico da Fiat, o 500e. O objetivo é torná-lo mais acessível, ampliando a base de produção no complexo italiano e, consequentemente, a oferta mundial do compacto.

LEIA MAIS

Stellantis detém mais de 23% das vendas na América do Sul

MDIC divulga lista das empresas habilitadas ao Mover

Tavares lembrou que a produção de eDCT é um passo importante para a criação do Mirafiori Automotive Park 2030, fruto de um aporte de € 240 milhões na indústria automotiva italiana e a materialização da visão da Stellantis de se transformar em uma empresa de tecnologia de mobilidade sustentável.

O complexo de Mirafiori, um dos três principais hubs globais da Stellantis, tem operações que incluem todo o ciclo automotivo, desde o design até a reciclagem. Ele faz  faz parte do programa de transformação grEEn-campus em andamento na Stellantis e ajudará a economizar 36 mil toneladas equivalentes de CO2.

“A Stellantis baseia-se nas suas origens na Itália, França e Estados Unidos para impulsionar suas operações mundiais”, afirmou Carlos Tavares: “Mas Mirafiori é única entre as raízes da Stellantis, pois está se tornando um hub completo que reúne funções centrais, desenvolvimento tecnológico, manufatura e atividades de economia circular”.

Com 80 anos de história, o complexo de Mirafiori produz atualmente o Abarth 500e, Fiat 500e, Maserati GranTurismo e Maserati GranCabrio. “Mais de 90% dos veículos fabricados lá são exportados, contribuindo para a balança comercial da Itália”, revela a empresa em comunicado sobre o início da produção da eDCT.


Foto: Divulgação/Stellantis

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!