Por Alzira Rodrigues

A Randon S.A Implementos e Participações decidiu retomar as obras da sua fábrica de Araraquara, SP, que tinham sido suspensas em meados do ano passado por causa da forte crise no mercado de caminhões. As operações serão iniciadas no primeiro quadrimestre do ano que vem e serão fabricados, inicialmente, vagões e semirreboques. A planta do interior paulista já recebeu investimentos de R$ 70 milhões em terraplenagem e edificações e outros R$ 30 milhões serão aplicados no término das obras e restante do maquinário. Para esta primeira etapa serão recrutados 120 trabalhadores, que irão atuar como montador soldador, pintor e almoxarife.

A retomada das obras foi anunciada na segunda-feira, 16, pelo diretor-presidente do Grupo Randon, David Randon, durante entrevista coletiva na Fenatran, feira de veículos de transporte de carga que acontece no São Paulo Expo de 16 a 20 de outubro. O empreendimento de Araraquara foi anunciado em 2012 e dois anos depois começaram as obras no local. Serão utilizados 25 mil m² com a fábrica, a área administrativa e o apoio, de um total de 122 hectares.

“Estamos felizes e aguardamos que o mercado de caminhões continue em trajetória positiva”, disse Randon na Fenatran, lembrando que os primeiros sinais de melhora apareceram em meados deste ano. As vendas de semirreboques atingiram recorde de 70 mil unidades em 2013 e despencaram para 23 mil no ano passado. A expectativa para 2017 é algo em torno de 23 mil a 24 mil unidades.

Com a inauguração da fábrica de Araraquara, localizada estrategicamente em uma região vocacionada para o plantio de cana de açúcar e com fácil acesso rodoviário e ferroviário, a Randon fortalece sua atuação no Brasil e América do Sul, passando a contar agora com quatro unidades industriais – as demais estão em Caxias do Sul, RS, Chapecó, SC, e na Argentina.

Definida pela Randon como uma vitrine de tecnologia, a Fenatran 2017 é palco para uma série de lançamentos das empresas do grupo, tanto da divisão montadora quanto em autopeças. Presente em todas as edições anteriores, a Randon S.A – Divisão Implementos apresenta toda a sua linha de basculantes, graneleiros, siders, tanques e bases para contêiner.

As autopeças – Master, Suspensys, JOST e Fras-le – mostram novidades em diferentes segmentos. A Suspensys, por exemplo, mostra como sua principal novidade o 2º Eixo Dianteiro. Trata-se, segundo a empresa, de um produto inovador, projetado dentro do conceito tubular, e que graças à sua intercambiabilidade permite a adaptação nas mais diferentes aplicações de caminhões existentes. Permite a transformação, por exemplo, de modelos 6×2 em 8×2, o que resulta em ganho de carga para o frotista, além de outros benefícios como a redução do consumo de combustível por quilômetro rodado e menor desgaste de pneus.

O foco de todos os lançamentos, segundo Randon, é justamente o de oferecer produtos mais leves, que contribuam para redução de consumo de combustível e que reduzam os gastos dos transportadores com manutenção. Na linha de semirreboque basculante, o destaque é para o lançamento da nova basculante 30m³ para o transporte de minerais como a areia e a brita, destinada a aplicações severas, de alta exigência para veículo e carga.


Fotos: Divulgação/Grupo Randon

 

 

Alzira Rodrigues
ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!