Representantes do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC terão um encontro com o governador João Dória, na quinta-feira, 28, para tratar das possibilidades de compra da fábrica da Ford em São Bernardo do Campo, SP. De acordo com a entidade, o encontro será às 18h no Palácio dos Bandeirantes.

Em assembleia realizada na manhã desta terça-feira, 26, o sindicato informou aos trabalhadores que a direção da montadora reiterou que há três grupos interessados na planta e que, com um deles, as conversas estão mais avançadas. Também revelou que ao longo do dia haveria reunião com a direção da empresa para estabelecer  um calendário de negociações para o encerramento das atividades na unidade.

“A Ford não passou nomes, mas nos disse que deve levar de seis a oito semanas para resolver qualquer negociação de compra”, informou o coordenador do Comitê Sindical da Ford, José Quixabeira de Anchieta. “Vamos querer acompanhar, saber qual tamanho da empresa que vai adquirir e do negócio que pretendem manter em São Bernardo. Se vai ficar a produção de caminhões e de carros, se será só caminhões, só carro, pois disso depende a mão de obra”.

De capital nacional, o Grupo Caoa já confirmou interesse nas intalações da Ford no ABC Paulista. A empresa produz veículos Hyundai em Anápolis, GO, e, segundo fontes do setor, estaria negociando com a fabricante coreana a renovação do contrato referente aos caminhões da marca para transferir essa linha para São Bernardo. O grupo também tem operações em Jacareí, SP, onde são fabricados automóveis com a marca chinesa Chery.

LEIA MAIS

Venda da Ford: metalúrgicos querem garantia de emprego.

Há três interessados na compra da fábrica da Ford, diz Doria

Caoa confirma interesse na operação da Ford em SBC

Com relação ao calendário de negociações com a direção da Ford, Anchieta destacou que o processo que pode ser longo. “Nossas conversas podem ir até o final de abril. Não vamos fechar nada com pressa, queremos fazer tudo certo”, explicou o sindicalista.

Desde o dia 19 de fevereiro, quando a Ford comunicou o fechamento da fábrica de São Bernardo do Campo, os funcionários estão sem trabalhar. É preciso definir inclusive como ficará a operação até novembro, quando  vence a estabilidade dos trabalhadores definida em acordo assinado no final de 2017.


Foto: Divulgação/SMABC-Adonis Guerra

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!