No quesito segurança, os modelos da Volkswagen, especialmente os construídos sobre a plataforma MQB, têm esbanjado competência. Golf, Polo e Virtus já tinham passado com louvor nos testes da Latin NCAP ao serem reconhecidos com cinco estrelas tanto no que diz respeito à proteção de adultos quanto de crianças. O T-Cross é o mais recente se juntar ao grupo como um dos mais seguros.

De acordo com o relatório do Latin NCAP, o primeiro SUV compacto da VW produzido no Brasil alcançou a mais alta qualificação para ocupantes adulto e infantil, além do prêmio Latin NCAP Advanced Award de Proteção de Pedestres e Tecnologia de Frenagem de Colisão Múltipla (reconhecimento também compartilhado com o Polo anteriormente).

O programa de avaliação destaca os seis airbags como equipamento padrão de fábrica e o controle eletrônico de estabilidade presente em todas as versões como preponderante para o resultado, além de uma inciativa encorajadora para que outras fabricantes também adotem os recursos em mais veículos.

“Apelamos a todos os fabricantes de veículos para alcançarem resultados de cinco estrelas e pontuações máximas para toda a sua frota no mercado do Latin NCAP. É inaceitável que, mesmo em 2019, alguns fabricantes globais não tenham atingido as cinco estrelas nos testes de batida do Latin NCAP”, observa em nota Alejandro Furas, secretário geral do programa.

A Volkswagen acrescenta que o resultado positivo nos testes também se deve à construção dos modelos, com uma estrutura composta por diversos tipos de aço, dos chamados de ultra-alta resistência aos conformados a quentes, que chegam a ser dez vezes mais resistentes se comparados ao material de gerações anteriores.

Dentre as avaliações do Latin NCAP, os modelos são submetidos a colisão frontal a 64 km/h contra barreira deformável, impacto lateral de uma barreira sobre trenó a 50 km/h contra o veículo, além de o modelo ser lançado em direção a um poste a 29 km/h.

LEIA MAIS

→Disponível em pré-venda, T-Cross parte de R$ 85 mil

→“2019 é o ano-chave para a Volkswagen do Brasil”, diz Pablo Di Si

→Volkswagen terá segundo turno e o retorno de 500 funcionários no Paraná


Foto: Latin NCAP/Divulgação

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!