AJCB completa, este mês, 75 anos de fundação na Inglaterra. A data coincide com o mais forte ciclo de investimentos no Brasil da fabricante de máquinas para aplicações na construção, agronegócio e mineração, desde a construção de sua planta de Sorocaba, SP, inaugurada em 2012.

Em três anos, serão destinados R$ 100 milhões  para a ampliação e aprimoramento da estrutura produtiva e, sobretudo, atualização da linha de produtos. Três três novas pás carregadeiras e uma escavadeira já foram apresentadas desde então.

Sorocaba produz para o mercado interno e exporta para toda a América Latina. De suas quatro linhas de montagem saem retroescavadeiras, escavadeiras, manipuladores telescópicos e pás carregadeiras. A capacidade produtiva anual é da ordem de 10 mil máquinas.

A JCB chegou ao Brasil em 1995. Porém, a contrução de Sorocaba foi concluída somente em 2012, fruto de investimento de US$ 100 milhões.

A planta compõe a base global de 22 unidades produtivas da empresa espalhadas também pelo Reino Unido, Índia, Estados Unidos e China e da qual já saíram mais de 750 mil máquinas ao longo de mais de sete décadas. Uma rede que fabrica 300 modelos de máquinas.

José Luís Gonçalves

Gonçalves: atualização e ampliação do portfólio de produtos.

Também para comemorar o 75º aniversário, a JCB lança versão especial da retroescavadeira 3CX, carro-chefe da marca em todo o mundo. Nas cores vermelho e azul, a série homenageia a MK I, primeira retroescavadeira do mundo.

LEIA MAIS

→ Agronegócio e construção puxam vendas no segmento de máquinas

→CNH Industrial estimula exportações dos fornecedores

Desenvolvida em 1953 por Joseph Cyril Bamford, fundador que adotou as iniciais do próprio nome para batizar sua empresa, a MK I foi construída a partir de componentes e experiências com equipamentos utilizados na Segunda Guerra Mundial.

“É uma maneira que escolhemos para celebrar toda a história de inovação da JCB em todo o mundo”, revela José Luis Gonçalves, presidente da JCB no Brasil e América Latina, no cargo há cinco anos. “Joseph Bamford trouxe a energia hidráulica para a construção e isso moldou para sempre a história da indústria”.


Foto: Divulgação

 

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!