A rede de concessionárias da Volkswagen Caminhões e Ônibus começa a receber o Delivery 11.180 4×4, único caminhão leve com tração integral do mercado. O modelo foi uma das novidades da marca para a Fenatran de 2019 e chega com a missão de atender nichos que precisam de um veículo capaz de operar sobre terrenos difíceis, desde tarefas de apoio no agronegócio e construção civil a serviços de manutenção em redes elétricas.

Produzido desde outubro na fábrica de Resende (RJ), o modelo demandou dois anos de desenvolvimento em parceria com a fornecedora de eixos e transmissão Dana. O projeto recebeu suspensões reforçadas, ganhou maior altura em relação ao solo (196 milímetros), providenciou ângulos de entrada e saída maiores, de 30° e 40°, respectivamente, e incorporou uma caixa de transferência da Marmon Harrington.

A fim de garantir versatilidade não só no fora de estrada, a engenharia da marca também dotou o Delivery 11.180 4×4 com pneus de uso misto (235/75 R17.5) e mecanismo de roda livre, o que torna o veículo em um 4×2 ao desacoplar o eixo dianteiro do conjunto da transmissão.

O dispositivo é especialmente conveniente para quando não é necessário o uso da tração integral, proporcionando menos desgaste de componentes e economia de combustível. O motor segue o mesmo da versão 4×2: Cummins 3.8 de 175 cv e torque de 600 Nm (61,2 Kgfm) de 1.100 a 1.700 rpm.

Anúncio

Para o modelo a fabricante oferece duas distâncias de entre eixos, 4.000 e 4.500 mm, com o propósito de adequar diferentes implementos, e pacote de acessórios como guincho elétrico, protetores dianteiros e faróis de milha.

Além reforçar a gama Delivery, o veículo deve ocupar espaço deixado pelo Ford F-4000 4×4, fora do cardápio de opções para o transportador com o fim das operações da marca. O modelo tem preço sugerido a partir de R$ 270 mil.

LEIA MAIS

→VWCO registra 1 milhão de veículos produzidos no País

→VWCO oficializa venda dos primeiros 100 e-Delivery para a Ambev

→VWCO lança linha de caminhões extrapesados Meteor