Fosse mais uma versão de caminhão, muito provavelmente chegaria ao fim da linha de montagem sem ser notada pela rotina do chão de fábrica. Mas certamente, 15 de junho de 2021 ficará na história da indústria automotiva como o dia no qual o e-Delivery, primeiro caminhão elétrico concebido e desenvolvido no País, começou a ser produzido em série, no complexo industrial da Volkswagen Caminhões e Ônibus, em Resende (RJ).

O projeto apareceu pela primeira vez em evento de inovação em Hamburgo, na Alemanha, em 2017, e, logo em seguida, ao público brasileiro na Fenatran daquele mesmo ano. Ganhou força em 2018 com anúncio de parceria com a Ambev, na qual encaminhava intenção de compra de 1,6 mil unidades até 2023.

Até chegar à linha de montagem, o projeto demandou investimento de R$ 150 milhões. Para um novo modelo de negócio que pretende consolidar, a VWCO estabeleceu parcerias com fornecedores no que chamou de e-Consórcio e providenciou as adequações necessárias na fábrica.

Para a produção do e-Delivery a montadora aproveitou sinergias. Embora 100% elétrico, o modelo começa a nascer na mesma linha de seus pares convencionais da família Delivery a diesel, afinal, compartilha de diversos componentes, casos de cabine e chassi. Uma área dedicada, no entanto, chamada pela empresa de e-Shop, foi criada para dar vida ao veículo, onde a bateria é instalada e energizada pela primeira vez.

“Criamos um processo sob medida para assegurar uma grande estrutura elétrica de forma eficiente. Vamos produzir os veículos aproveitando ao máximo os recursos já existentes, com um alto nível de sinergia, ao mesmo tempo que garantimos a inovação que o cliente espera e que o produto exige”, conta em nota Roberto Cortes, presidente e CEO da VWCO. “Todo esse avanço é acompanhando por um amplo trabalho de preparação da cadeia com os envolvidos para viabilizar a mobilidade elétrica no país.”

A fábrica de Resende, portanto, também se torna a pioneira no País ao adequar instalações para produção em série de caminhão 100% elétrico. O Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, por exemplo, ganhou infraestrutura de carregadores de alta potência com diferentes modelos, além de todos os trabalhadores receberem capacitação específica.

A produção em série do e-Delivery também anuncia avanço firme no processo de eletrificação no transporte de carga no País ao ganhar força de uma gigante do segmento de caminhões. No Brasil, além da VWCO, somente a JAC, com modelos importados, oferecem caminhões elétricos. Mais recentemente, a startup FNM (Fábrica Nacional de Mobilidade), em parceria com Agrale, anunciaram projeto de produção de caminhões elétricos em Caxias do Sul (RS).

O primeiro modelo a ser montado em Resende, um e-Delivery 4×2 para cumprir necessidades na faixa de 11 toneladas, será menino dos olhos da empresa e lugar de destaque na frota da montadora. Mas a VWCO já tem programação certa para a entrega das primeiras 100 unidades, oficializada no fim do ano passado.

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Foto: VWCO/Divulgação

Décio Costa
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