De um lado a empresa que busca beneficiar os funcionários com transporte seguro e eficiente. De outro, o frotista qualificado para a prestação de serviço de fretamento. No meio, o Fretadão, que não só une os interesses, mas também desenvolve e administra a operação.

Surgido em 2015 como uma startup e fomentado a partir de três aportes de R$ 1 milhão entre 2018 e 2020, o Fretadão atua na gestão de transporte compartilhado. A partir da necessidade das empresas e dos passageiros, a plataforma usa a tecnologia para conceber rotas, dimensionar frota, compartilhar itinerários entre mais de uma empresa e eleger o operador de transporte.

“É uma solução completa suportada por transportadores parceiros credenciados e veículos homologados, o que reforça o engajamento em segurança”, resume Luís Henrique Diogo, analista de marketing do Fretadão. “Por outro foco, também permite apoio para crescimento das empresas transportadoras.”

Frota monitorada em tempo real

Certificado com os requisitos da ISO 39001 para gestão de segurança viária, o Fretadão utiliza a tecnologia de telemetria para monitorar os veículos em tempo real. A exemplo dos habituais sistemas de rastreamento, a ferramenta entrega à equipe de gestão informações a respeito da condução, como eventuais excessos de velocidade. Os dados gerados colaboram em ações de conscientização dos motoristas, orientados para desempenhar direção segura.

“A telemetria tem garantido mais segurança aos passageiros. Conseguimos praticamente eliminar eventos de excesso de velocidade e reduzir em até 50% o número de acidentes”, conta Gustavo Silva, engenheiro de segurança do Fretadão.

Atualmente, estão sob gestão da plataforma em torno de 900 veículos que prestam serviço de fretamento para 90 empresas de todos os portes em 16 estados do País, que transportam mais de 26 mil passageiros por dia.

LEIA MAIS

→Em alta, segmento de fretamento ganha novo modelo Marcopolo

→Mercado de ônibus para fretamento acelera com a pandemia


Foto: Fretadão/Divulgação

Décio Costa
ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!