Por Redação |autoindustria@autoindustria.com.br

O desempenho das entregas de implementos rodoviários confirma trajetória de recuperação, mais um reflexo da retomada que experimenta o mercado de caminhões.

De janeiro a julho, a indústria entregou 46.674 implementos, crescimento de 52% na comparação com o mesmo período do ano passado, quando as vendas somaram 30.707 produtos.

A Anfir, no entanto, destaca que o volume acumulado até aqui está longe do que foi registrado no passado. Em 2013, período que marca um dos melhores momentos vividos pelo segmento, nos sete primeiros meses daquele ano as vendas somaram 100,4 mil unidades.

“Devido às perdas acumuladas não se pode afirmar que estamos crescendo, mas iniciando a recuperação”, observa Mario Rinaldi, diretor executivo da associação.

LEIA MAIS

→Alta de 79,8% no mercado de implementos

→Balanço da Anfir aponta trajetória de recuperação

→Anfir estreita relação com o Panamá

→Demanda por caminhões pesados cresce 87,3% no ano

Como ocorre no mercado de caminhões, é o segmento de implementos pesados que impulsiona a retomada. De janeiro a julho, as vendas de reboques e semirreboques cresceram 81,3%, para 23.411 produtos ante 12.912 apurados há um ano. O volume anotado representou 50% das entregas totais de implementos.

Dentre reboques e semirreboques as maiores forças vêm dos porta-contêineres, em alta de 114,5%, com 918 unidades vendidas, e dos graneleiros, cujas vendas cresceram 109,8% de janeiro a julho, para 5.968 equipamentos.

No segmento de carrocerias para chassi os negócios somaram 23.263 unidades, volume 30,7% superior ao apurado nos sete primeiros meses de 2017, de 17.795 implementos.


 

Décio Costa
ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!